VOLTAR
VOLTAR

Maracanã

ANO 2013
CLIENTE Consórcio liderado pela Odebrecht Engenharia.
LOCAL Rio de Janeiro

Adequar o Maracanã às normas da FIFA para a realização da Copa do Mundo de 2014. Criar e executar a sinalização do novo Maracanã voltada ao usuário, respeitando todas as normas de segurança, de acessibilidade, de emergência, além de prover uma informação bilíngue de qualidade

Produto


A partir das premissas foi desenvolvida uma comunicação que fosse de rápida assimilação e, também, assertiva. Além disso, pela primeira vez foi utilizou-se dados de pesquisa sobre controle de fluxo em áreas de concentração de pessoas, pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oxford, Reino Unido.

Estratégia

O projeto foi desenvolvido em 18 meses, iniciando-se com o levantamento completo da área, mapeamento de todo ponto em que haveria peça de comunicação (foram mais de 5.000 pontos) e, também, acompanhamento diário da obra física do estádio. Depois, simultaneamenta à obra, iniciou-se o estudo de normas e das pesquisas aplicadas, criação das famílias de fontes e iconografia desenvolvendo os desenhos técnicos de cada peça de comunicação e sua fabricação e implementação.

Áreas Envolvidas

Departamento de engenharia, arquitetura, área gráfica e área de desenvolvimento de produto.

Resultado

O Maracanã foi o único estádio da Copa do Mundo que ganhou nota máxima da Fifa com relação à comunicação ao usuário.

marcana_sinalizacao_3
marcana_sinalizacao_5
marcana_sinalizacao_2
marcana_sinalizacao_1
marcana_sinalizacao_4
Estamos presentes no dia a dia dos nossos clientes, da estratégia à execução, da criação ao ponto de venda.